sobre


Sou a Salomé, nasci em 1985 na cidade de Chaves. Estudei na Madeira e no Alentejo. Realizei a Licenciatura em Artes-Plásticas,Pintura na Faculdade de Belas Artes em Lisboa e o Mestrado em Filosofia, Estética na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. Fiz um ano de Erasmus na Faculdade de Belas Artes de Cuenca (Espanha).

Os percursos pela natureza e as diversas paisagens marítimas e montanhosas sempre me interessaram e marcaram o meu percurso e obra ao longo da minha vida, principalmente o acto de caminhar. Ao caminhar tomo nota da relação do meu corpo com os elementos da paisagem, seja uma fraga; pedra; pedaço de terra; planta; areia. Tomo posse do elemento e interajo com o mesmo posteriormente.
Essa mesma atenção é dada à leitura de livros de prosa e/ou poesia; tomo "nota" e "posse" de palavras e trabalho-as como influência para os meus desenhos e livros de auto-edição.

Desse modo todos os meus projectos são acompanhados por livros, como reflexo do envolvimento máximo que tenho com os elementos da obra.

De um modo geral trabalho sobre a ideia peripatética; conceitos de palimpsesto; território; corpo; cenário; erotismo.


Bio:
De 2011 até ao presente ano realizei vários livros de autora: “Entre o Húmus e o Sopro” tendo em conta a análise de livros dos autores: Raul Brandão; Herberto Helder e Samuel Beckett.
Os livros "As Magias" e a "A cabeça entre as Mãos"  de Herberto Helder foram os pontos de partida para os desenhos que compõem os dois livros de autor com o mesmo título.
“Antes dos Escritos” e “Entre o Ventre, a Mama e o Umbigo”, são dois livros de autor com poesia e imagens da minha autoria.
"A Três Vozes - corpo verticalmente vertido", a partir de poemas de Maria Teresa Horta.

De 2013 a 2019 realizei seis exposições individuais: 
2019 - Exposição individual “Corpo de uma Escrita", no 1ºpiso da Livraria Ler Devagar, Lx Factory em Lisboa.
2019 - Exposição individual “A Três Vozes - corpo verticalmente vertido", no Espaço Ascensor, na Goela em Lisboa. No âmbito da II Edição do Festival Feminista de Lisboa.
2018 - Exposição individual de gravura "Corpo Duro" no Má Língua em Lisboa.
2016 – Exposição individual “Antes dos Escritos” no Espaço Manteigaria em Lisboa.
2014 - Exposição individual “Caminho” na Galeria 9Ocre em Montemor O Novo.
2013 - Exposição individual “Entre o Húmus e o Sopro” na Galeria da Biblioteca Municipal de Chaves. 

Em 2012 Apresentei o filme “Montanha” na Pré-Reforma – mostra de vídeo; instalação e performance na Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa.

Em 2008, 2009, 2017 e 2018 participei em cinco exposições colectivas:
2018 - Exposição "Engajar", no âmbito do Festival Feminista de Lisboa, na Associação Goela em Lisboa.
2017 - Exposição "Deu Lugar", na Associação Goela, em Lisboa
2017 - Exposição, seleccionada através de concurso internacional para participar na 4ªBienal Internacional Mulheres d´Artes, Museu de Espinho. 
2009 - Exposição “Crónica”, Biblioteca Municipal de Camões em Lisboa
2008 - “Logradouro”. Exposição colectiva no Espaço Avenida em Lisboa.



                                                       





Contacto
Share by: